INFORMAÇÕES ÚTEIS

Cine-teatro Camacho Costa - Odemira

O Cine-Teatro de Odemira, ostenta o nome do actor Camacho Costa, falecido em 2003, tendo reaberto ao público em Setembro de 2005 depois de mais de uma década fechado.

A vila e o concelho voltaram a ter uma sala de espectáculos nobre, depois de muitos anos de portas fechadas, tendo o equipamento tem capacidade para 276 espectadores e é gerido pela Câmara Municipal.

Projecção de cinema, às quartas-feiras, sextas-feiras e sábados, e a realização de encontros, seminários e conferências são as iniciativas mais frequentes do renovado Cine-Teatro.

Durante as obras de remodelação foram encontrados vestígios arqueológicos que levaram à realização de escavações. Essas pesquisas detectaram vestígios da Idade do Ferro e da época romana, nomeadamente o fosso da muralha antiga da vila, escavado na rocha e datado dos séculos II a III ou IV a.C., segundo a autarquia.

Ânforas produzidas no Mediterrâneo Ocidental, louças finas (consideradas artigos de luxo na Antiguidade), moedas romanas e outras peças em bronze, bem como ossadas de animais, foram outros dos materiais encontrados. Estes materiais foram estudados e retirados, para serem futuramente colocados num museu, tendo o local sido novamente tapado, para que avançassem as restantes obras de remodelação do Cine-Teatro.

O Cine-Teatro de Odemira oferece excelentes condições para a realização de eventos de cariz recreativo-cultural (cinema e espectáculos diversos) mas também de conferências, seminários, colóquios, etc.

Fonte: CMO

LOCALIZAÇÃO